COMO IDENTIFICAR O LÓCUS PROFISSIONAL?

 Para facilitar a identificação do campo profissional que melhor corresponde às características de personalidade do seu cliente, você tem duas maneiras de fazer isso na plataforma do HumanGuide: utilizar o Perfil Pessoal HumanGuide, na modalidade clássica, ou acessar a plataforma rX.


Na modalidade clássica, ao acessar o Perfil Pessoal, o texto descritivo dos fatores correspondentes à ocupação informada pelo respondente, quando  ele preencheu seus dados, recebe um contorno.




Como ilustração, observe o  perfil acima. Trata-se  de um arquiteto que trabalha na área comercial, desenvolve projetos e dá treinamento. Para garantir a confidencialidade dos dados, passaremos a chama-lo de Pedro. Observe o seu perfil. Os fatores Imaginação, Qualidade e Contatos estão destacados, pois são muito demandados no dia a dia profissional de Pedro, conforme ele indicou. Quando o fator destacado corresponde a um fator típico , como é o caso de Imaginação, significa que a demanda cotidiana dele corresponde àquilo que ele gosta de fazer: ele gosta de desenvolver e criar coisas novas. E é justamente isso que caracteriza a área de projetos, onde ele disse que atua. 


O fator Qualidade, cuja expressão é neutra no perfil de Pedro, mas que é muito demandado no seu cotidiano profissional, indica que ele tem disponibilidade para apoiar as pessoas, embora goste de trabalhar com certa autonomia. Não é possível afirmar que Pedro não gosta de ajudar, mas tampouco podemos dizer que ele não gosta de ajudar.


Como Pedro também indicou que atua na área comercial, o fator Contatos aparece destacado no gráfico. Ele apresentou expressão neutra nesse fator, e indica que ele tem disponibilidade para negociar e buscar o consenso, mas que também se sente confortável quando  trabalha sozinho. 

Ao considerarmos a intensidade dos fatores Força e Exposição, verificamos que  Pedro tem garra e uma intensa necessidade de se afirmar e ser admirado. Provavelmente, é uma pessoa que entrega resultados, e que é muito rápida naquilo que faz.  Depender dos outros pode ser percebido por Pedro como um entrave, um obstáculo, como algo limitante. A busca de autonomia é indicada pela ambivalência em Qualidade e neutralidade em Contatos. Como você pode ver, com base nesses três campos levantamos algumas hipóteses quanto à adequação da ocupação atual para Pedro, e sobre como ele se comporta no trabalho.


Na plataforma do HumanGuide na modalidade clássica também é possível acessar o Relatório Compacto e verificar a convergência do perfil da pessoa com diferentes campos profissionais. A indicação dos campos profissionais o é resultante de análises estatísticas sofisticadas, com base no perfil de milhares de pessoas, e das respectivas profissões e áreas de atuação.  Esse relatório indica os campos profissionais com maior concentração de pessoas com características de personalidade semelhantes às do respondente. 


A imagem abaixo foi  extraída do Relatório Compacto de Pedro, onde ele foi classificado no macrogrupo Transformação. Observe que o campo profissional  Artes e Design (ART) não corresponde ao lócus profissional com maior sintonia com o perfil de dele, embora ele tenha estudado arquitetura. Os campos profissionais Saúde (SAUD) e Meio Ambiente & Agrárias (MAA), que demandam os fatores Sensibilidade e Estabilidade, atípicos no perfil de Fulano, são justamente aqueles nos quais há poucas pessoas com perfis semelhantes ao dele. Veja que os campos Comunicação e Comércio são aqueles com maior concentração de pessoas com perfil semelhante ao dele, pois requerem uma atitude proativa e persuasiva. Repare que a neutralidade do fator Contatos no perfil de Pedro não representa um fator limitante para ele atuar na área comercial.  Nos campos profissionais apontados para ele, os principais fatores são Imaginação e Força, que estão na raiz dos macrogrupos Transformação, Abertura e Determinação. 

 


 O Relatório Compacto indica que Pedro tem afinidade com atividades associadas à área promocional e comercial, e nos forneceu subsídios valiosos para o planejamento da entrevista devolutiva, e para a estruturação da entrevista por competência.

Para saber mais sobre esse relatório, acesse o manual correspondente na área de DOWNLOADS, na sua página de usuário: Relatório Compacto HG – Orientações e Manual Macrogrupos HG.

Na Plataforma rX, destinada à empresas com mais de 50 colaboradores,  também é possível acessar os dois relatórios da modalidade clássica:  perfil HumanGuide, mas sem a possibilidade de destacar os fatores associados à ocupação indicada pelo respondente,  e o relatório compacto, descrito acima. A grande diferença está na possibilidade de se utilizar filtros avançados para localizar pessoas com determinadas características, ou para verificar se existe convergência entre o perfil de determinadas pessoas com diferentes áreas de atuação. 

 


Seguindo com o nosso exemplo, vamos acessar o ambiente de uma empresa ficcional, na qual Pedro aparece como colaborador. Quando ativamos alguns filtros disponíveis no rX, como ‘INICIATIVA’, ‘Criatividade e inovação’, e outros filtros avançados como Comércio/Vendas/Relacionamento , Pesquisa/Novos Projetos, Marketing/Artes Visuais/Publicidade aparece a indicação de que 28 pessoas atendem a essas características, entre elas, Pedro. Os colaboradores que atendem a esses critérios foram destacados,  e os colaboradores que não atendem a esses critérios foram obscurecidos. 


Ao clicar sobre ‘AVANÇADO’ tem-se acesso à uma lista de áreas de atuação. Ao selecionar uma determinada área, o sistema destacará as pessoas que apresentam o perfil correspondente. É possível que as pessoas destacadas não tenham uma formação na área correspondente, e tampouco atuem nela. Por isso é importante considerar todas as informações disponíveis, e integrá-las.


Por fim,  no rX você também poderá procurar uma  determinada pessoa, digitando o nome dela no canto superior direito.  Depois, suba a tela com o cursor lateral até aparecer a letra ‘A’.  Ao clicar sobre essa letra, aparece um ‘pop up’ com indicação das áreas de atuação com maior proximidade com  o perfil motivacional de Pedro. Além das áreas indicadas por ele ao preencher os dados cadastrais antes de responder o teste Perfil Pessoal HumanGuide, poderiam ser consideradas outras áreas de atuação compatíveis com o perfil dele, como Marketing/Artes Visuais/Publicidade, Gerência/Gestão/Administração. Além disso,  também poderá ser considerada a possibilidade de empreender ou trabalhar como profissional autônomo, o que é compatível com arquitetura. Pedro é, portanto, uma pessoa com amplos recursos, e que não está limitada a uma única atividade e/ou ocupação.



Como você pode ver, existem muitas maneiras de identificar se determinados campos profissionais, ou áreas de atuação, constituem lócus profissionais adequados para canalizar as necessidades pulsionais da pessoa. Essas indicações não devem ser levadas ao pé da letra, mas entendidas como uma contribuição para analisar a situação do profissional como um todo, e considerar possíveis mudanças, como a transição de carreira. 


 




Comentários

Postagens mais visitadas