OCTOPUS - Uma solução para empresas com filiais.





Pedimos desculpas aos usuários e usuárias que já se certificaram na Metodologia HumanGuide, pois o tema deste artigo pode parecer redundante para quem já a conhece e a está utilizando. Mas, como muitos leitores deste BLOG ainda não conhecem HumanGuide, ou sabem muito pouco sobre as possibilidades dele, julgamos oportuno explicitar alguns aspectos, como a existência de duas plataformas distintas, criadas pela RH99, ambas totalmente apoiadas no HumanGuide: a plataforma clássica e a plataforma rX, agora complementada pela plataforma Octopus. Queremos destacar que cabe ao profissional que atua em Gestão de Pessoas escolher qual das plataformas atende melhor às suas necessidades, e qual delas melhor se adapta à sua realidade, tendo em vista o mapeamento comportamental da organização. Como a plataforma clássica é mais conhecida, vamos nos dedicar listar abaixo os resultados da plataforma rX, obtidos por meio da metodologia HumanGuide (HG), que permitem:


  • identificar ruídos entre pessoas.

  • identificar quais colaboradores cooperam melhor  e quais têm  personalidades complementares.

  • Identificar os formadores de opinião  dentro que uma equipe.

  • Filtrar  qual a melhor área de atuação para cada  colaborador,

  • Quais são os motivadores e desmotivadores.

  • Qual e’ o espírito do grupo e seu modus operandi.

  • Recrutar o candidato mais  harmônico e complementar para uma determinada equipe.


Evoluindo a partir do rX a plataforma  Octopus e'  uma solução que melhor se adapta para aquelas   empresas que possuem filiais ou múltiplos pontos  (franquias, rede de lojas, escritórios regionais de serviços privados ou  públicos etc). Esta  solução  nada mais é que a plataforma  rX turbinada por uma APP (rXmobile),  e este conjunto aumenta  muito o poder e velocidade do mapeamento comportamental. Além de diminuir o tempo de coleta de dados,  dá o poder de descentralização por meio do compartilhamento  dos resultados, aumentando assim o engajamento dos atores envolvidos. Ou seja, o RH agora pode contar com uma TASK FORCE extra.




O calcanhar de Aquiles


Bem sabemos que calcanhar de Aquiles de todos os testes é a adesão voluntária dos respondentes, pois ela repercute diretamente na qualidade das respostas, que devem ser verdadeiras e honestas para que os resultados sejam confiáveis.


Esta é a  base de tudo.


A adesão voluntária por parte dos respondentes muitas vezes depende de um esforço de convencimento por parte do departamento de  Gestão de Pessoas. 

Ele tem o dever  de  explicar,  claramente, para o seu público, quais são os benefícios individuais e coletivos que o processo de avaliação com o HumanGuide traz. Mas isso nem sempre é uma tarefa simples.

Quando  essa etapa é mal trabalhada,  fatalmente resulta num elevado índice de abstenção ou de respostas não confiáveis,  que podem chegar  a 50%.  Por outro lado, quando a informação é clara para os respondentes, e a importância de responder o teste é bem contextualizada, o índice  de adesão pode chegar a 98%, com 100% de  respostas confiáveis em um curto espaço de tempo, como 600 colaboradores em 5 dias.





A DIFICULDADE DE ENVOLVIMENTO E COMUNICAÇÃO   SE TORNA MAIS PROBLEMÁTICA EM UM CENÁRIO DE  MUITAS FILIAIS.





A TECNOLOGIA  QUE AJUDA A ENVOLVER OS RESPONDENTES


Para que haja um maior  envolvimento  por parte dos respondentes, incorporamos três  ferramentas,   já  consolidadas, e que se mostraram muito eficazes como solução para isso. As duas primeiras  são nativas  na plataforma rX, e a terceira é exclusiva da OCTOPUS.


INFORMAÇÃO - Disponibiliza  para o respondente, imediatamente após o preenchimento do teste,  o acesso ao seu perfil compacto, com uma linguagem alinhada com  Psicologia Positiva, que mostra que não existe nada de nebuloso por trás de todo o processo.  Comprovamos que quando o respondente se reconhece nesse relatório, e vê que ele  tem aderência com a sua  personalidade,  fica tranquilo e satisfeito, gerando propaganda boca a boca positiva junto aos seus colegas na empresa.


INTERAÇÃO – Trata-se  de uma APP, que  permite que os respondentes interajam por meio dela. Funciona assim: depois de ter respondido o questionário HumanGuide, os respondentes podem BRINCAR com seu celular para interagir com colegas que também já tenham respondido o teste, e simular a Sinergia Dual  entre eles (DUO, como cada um enxerga o outro). Essa APP favorece o autoconhecimento e  a compreensão do conceitos subjacentes à  Metodologia HG.  Por meio dela, as pessoas podem ter acesso, pela primeira vez, à maneira como são percebidas pelos outros.


RESPONSABILIZAÇÃO - Essa ferramenta também é uma APP,  e está disponível somente para o gestor responsável pela filial, permitindo-lhe  ENVIAR o questionário para seus colaboradores. Por meio da descentralização do envio do questionário, o departamento central de Gestão de Pessoas consegue envolver outros atores da empresa, tornando-os  participantes ATIVOS desse processo. Com isso, a Gestão de Pessoas ganha braços, maior alcance e conquista aliados dentro da organização. Além disso, o tempo e o custo diminuem significativamente, e o processo de tomada de decisão se torna mais ágil, pois o gestor consegue ter acesso imediato aos resultados gerais da sua equipe, envolvendo-se na metodologia e ajudando a Gestão de Pessoas a caracterizar o espírito e o ecossistema comportamental  de cada filial.


CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO  DOS DADOS


A plataforma OCTOPUS centraliza todos os dados em um único lugar, de forma segura e  criptografada. Essa característica permite que a Gestão de Pessoas faça uma leitura geral e geolocalizada da organização como um todo, porém sem perder o detalhe de cada unidade (matriz e filiais). Essa característica facilita muito a interpretação dos dados, numa perspectiva estratégica e temporal, pois tudo é registrado. Além disso, o gestor de pessoas pode rever os dados do passado, analisar e avaliar as políticas ou ações aplicadas anteriormente, e identificar aquelas que foram bem ou mal sucedidas, entre outras possibilidades.


A  descentralização do processo se dá por meio da APP rXmobile. Com ela, o gestor responsável por uma determinada equipe tem acesso às informações sobre suas principais características, permitindo analisá-la de forma mais abrangente. Essa APP abre um canal direto com o departamento de Gestão de Pessoas, para  dirimir dúvidas e obter as informações necessárias para a tomada de decisão e planejamento das próximas ações.  Por meio desta  APP,  é possível obter informações sobre as equipes,  solicitar contratações, planejar promoções, sucessões e redução de pessoal, identificar necessidades de treinamento etc. Resumindo, a rXmobile  estabelece um diálogo entre os gestores e o departamento de Gestão de Pessoas, considerando a mesma base de dados: enquanto os gestores de equipe têm acesso aos dados de maneira genérica, o departamento de Gestão de Pessoas, tem acesso aos dados completos.






 + RAPIDO + ENVOLVIMENTO + INFORMACAO+ ENGAJAMENTO+ECONOMIA+EFICIENCIA






Comentários

  1. Parabéns pessoal da RH99, ficou ótimo, tendo ou não "Imaginação", a pessoa do RH que receber este material, ficará com muita vontade de vê-lo funcionando... afinal, normalmente, o perfil do profissional de RH tem "Qualidade" de sobra...rsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas