RH99 NA IMPRENSA
Empresas: qual a importância do mapeamento das relações humanas para o sucesso do negócio?
CEO da RH99 explica como a análise estratégica das dinâmicas de equipe reduz turnover e eleva o engajamento, criando vantagem competitiva sustentável
São Paulo, outubro de 2025 – Em um mercado onde a guerra por talentos é acirrada, empresas de ponta estão descobrindo que o segredo para reter e engajar seus colaboradores vai além de oferecer altos salários, trabalho híbrido ou bônus atrativos.
A resposta, cada vez mais, está no entendimento profundo das relações humanas dentro das organizações. Estudos e práticas modernas de gestão revelam que o senso de pertencimento e a valorização do indivíduo no coletivo são fatores mais eficazes para a retenção de talentos e o aumento do desempenho do que gratificações puramente financeiras.
Nesse contexto, o mapeamento das relações humanas surge como uma ferramenta estratégica indispensável. Trata-se de uma análise sensível que observa a comunicação entre colaboradores e líderes, os vínculos informais que influenciam o clima organizacional, a percepção individual sobre o papel dentro da empresa e os potenciais colaborativos entre grupos. Mais do que uma ferramenta técnica, é uma leitura profunda do ecossistema humano da organização.
Menos rotatividade e´ mais engajamento
Empresas que adotam esse tipo de mapeamento estratégico têm registrado quedas no turnover, saindo de índices acima da média do setor para patamares abaixo. O mais relevante é que essa retenção não é impulsionada por bônus, mas por ações que geram senso de pertencimento e valorização individual.
Equipes formadas com base na complementaridade de talentos apresentam comunicação mais fluida, colaboração espontânea e performance crescente. Funcionários engajados frequentemente relatam que o reconhecimento e a conexão com os valores da empresa foram os principais motivadores, superando incentivos monetários.
Para Marco Sinicco, CEO da RH99, empresa especializada em soluções digitais para Recursos Humanos, investir nessa compreensão é construir a base para equipes de alto desempenho. “A pergunta que sempre fizemos era ‘este é um bom profissional?’, mas o que devemos entender se este é o profissional certo para esta equipe”, explica Sinicco. “Um indivíduo brilhante pode ser um elemento negativo se seu perfil não se alinhar ao coletivo. Nosso trabalho é mapear essas dinâmicas para construir times onde as forças se complementam”, completa.
Plataforma rX e metodologia HumanGuide
O cerne da solução da RH99 é a Plataforma rX, que integra a metodologia psicométrica HumanGuide – validada no Brasil pelo Conselho Federal de Psicologia – com algoritmos de Inteligência Artificial para analisar uma miríade de dados comportamentais e de desempenho.
“A plataforma é capaz de identificar, colaboradores, não apenas aqueles com habilidades técnicas adequadas, mas também os perfis comportamentais mais compatíveis com cada área de atuação. Ao analisar as características individuais, ela mostra as possíveis conexões entre as pessoas que se complementam, formando assim equipes com alto potencial colaborativo. São profissionais que podem criar elos naturais entre si, melhorando a abertura ao feedback e motivando-se com desafios coletivos. Essa combinação gera sinergias produtivas que escalam muito o desempenho organizacionall”, destaca o CEO.
Os relatórios detalhados gerados pela ferramenta são interpretados por psicólogos e especialistas em RH organizacional, que cruzam os dados das equipes com a cultura organizacional. “Ao entender o perfil de uma equipe já existente, um gestor pode identificar pontos de atrito, gaps de comunicação e então personalizar estratégias de liderança, treinamentos e planos de carreira que fortaleçam o grupo como um todo. Isso gera uma produtividade que é muito maior do que a soma das partes”, complementa Sinicco.
Esse nível de personalização é um antídoto poderoso contra o turnover, um dos maiores custos ocultos das organizações. “Quando as pessoas se encaixam bem no seu time e enxergam um caminho de crescimento alinhado ao seu perfil, o engajamento e a permanência aumentam", afirma Sinicco.
Sobre a RH99
A RH99 é uma RHTec especializada no desenvolvimento e comercialização de instrumentos digitais de avaliação psicológica, destinados ao setor de Psicologia Organizacional. A empresa capacita organizações a otimizar sua gestão de talentos, desde processos seletivos até o desenvolvimento de lideranças e a formação de equipes de alto desempenho. Posiciona-se como parceira estratégica para negócios que buscam alinhar capital humano aos objetivos organizacionais.
Comentários
Postar um comentário